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sábado, 22 de maio de 2010

Cantigas de Maldizer


O uso de expressões de baixo calão é frequente, com a
clara intenção de difamar o satirizado, como na cantiga de João
Garcia de Guilhad:

Roi Queimado morreu con amor
en seus cantares, par Sancta Maria,
por Da dona que gran ben queria:
e, por se meter por mais trobador,
porque lhe ela non quis ben fazer,
feze-s'el en seus cantares morrer,
mais resurgiu depois ao tercer dia!

Esto fez el por üa sa senhor
que quer gran ben, e mais vos en diria:
por que cuida que faz i maestria,
enos cantares que faz, á sabor
de morrer i e des i d'ar viver;
esto faz el que x'o pode fazer,
mais outr'omem per ren' nono faria.

E non á já de sa morte pavor,
senon sa morte mais la temeria,
mais sabe ben, per sa sabedoria,
que viverá, des quando morto for,
e faz-[s'] en seu cantar morte prender,
des i ar vive: vedes que poder
que lhi Deus deu, mais que non cuidaria.

E, se mi Deus a mim desse poder
qual oj'el á, pois morrer, de viver,
já mais morte nunca temeria.
Post By Matteus

11 comentários:

  1. gostei muito lega memos

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  2. gosteii d ++ muito maneiro!

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  3. achei meio estranho mais legal
    a maioria das musicas de Maldizer fala sobre palavrão e morte mais e interesante meio diferente

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  4. vlw pelos coment's ;).
    sim é isso msm rayza

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  5. tinha q ser o CDF do Mateus kkk... ta legal, gosteii.. abraçao a todos da turma 1006... saudades Lidia s2

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  6. kkkkk, Lidia sismou com isso *-* , Lidia = Antiga NERD da 1006, dps que ela saiu da escola ficou Sendo a Suzana Bagunceira ;x

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  7. Na Cantiga de Maldizer, a sátira é feita directamente, com agressividade, "mais descobertamente", com "palavras que querem dizer mal e não haverão outro entendimento senão aquele que querem dizer chãmente", como ensina a mesma Poética Fragmentária.

    Essa forma de cantiga satírica, não raro escritas pelos mesmos trovadores que compunham poesia lírico-amorosa, expressavam, como é fácil depreender, o modo de sentir e de vi ver próprio de ambientes dissolutos, e acabaram por ser canções de vida boémia e escorraçada, aquela que encontrava nos meios frascários e tabernários seu lugar ideal. A linguagem em que eram vazadas admitia, por isso mesmo, expressões licenciosas ou de baixo-calão: poesia "forte", descambando para a pornografia ou o mau gosto, possui escasso valor estético, mas em contrapartida documenta os meios populares do tempo, na sua linguagem e nos seus costumes, com uma flagrância de reportagem viva.

    Visto constituir um tipo de poesia cultivado notadamente por jograis de má vida, era natural propiciasse e estimulasse o acompanhamento de soldadeiras (= mulheres a soldo), cantadeiras e bailadeiras, cuja vida airada e dissoluta fazia coro com as chulices que iam nas letras das canções.

    By: Silvinho

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